Correio Paulinense

Paulínia, 20 de abril de 2024
Poliomielite e Multivacinação: Saúde de Paulínia pretende vacinar quase 6 mil crianças, de seis meses a 5 anos de vida

Última atualização em 11 de agosto de 2015

[imagem] A campanha começa sábado (15) e vai até o dia 31, nos postos itinerantes e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), inicia no próximo sábado, dia15, até o dia 31 de agosto, a Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação 2015. O público-alvo são crianças a partir de seis meses (poliomielite) e menores de 5 anos (multivacinação), totalizando 5.746 crianças em Paulínia.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e, também, nos postos itinerantes montados pela Secretaria Municipal de Saúde, os quais serão divulgados ainda nesta semana. 
 
A meta é manter coberturas vacinais maiores ou iguais a 95% contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios brasileiros, promovendo a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evitar formação de bolsões de não vacinados.
Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças. Com o documento, os técnicos dos postos onde ocorrerá a vacinação, avaliarão se a criança precisa tomar outra vacina. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde de Paulínia também pretende atualizar o cartão de vacina das crianças.
 
Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas. 
 
Vacina oral
Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite (doença viral que pode afetar os nervos e levar a paralisia parcial ou total), somente a prevenção por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
Foto: Divulgação

<imagem1>d9295cb0f43a64281c11f1b729e07efc.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima