A diretora do espetáculo Fernanda Chamma mostrará ao público releituras de trechos dos mais famosos musicais da Broadway, no...

Da Redação
21/11/2014 16:06:00
A diretora do espetáculo Fernanda Chamma mostrará ao público releituras de trechos dos mais famosos musicais da Broadway, no inusitado espaço do Circo

[imagem]  O Brasil é, desde 2011, o terceiro maior produtor de teatro musical do mundo (atrás apenas dos EUA e Reino Unido). Mas se a máxima “a Broadway é aqui” é cada vez mais verdadeira, o apoio à arte e aos futuros talentos ainda não é tão comum assim. Foi este cenário que a renomada coreógrafa Fernanda Chamma apresentou ao empresário paulinense Tuta Bosco, fazendo nascer a parceria que ajuda a manter o projeto Estúdio Broadway, considerado a única escola de formação em teatro musical totalmente gratuita do país. 


Fundado há quatro anos (antes batizado de Paulínia Ao Vivo), o projeto corria risco de encerrar as atividades por falta de apoio. Ao conhecer o trabalho de perto, o empresário decidiu não deixar as “cortinas se fecharem” e assumiu custos do projeto que oferece aulas e atividades gratuitas para 280 crianças e adolescentes, como ballet clássico, jazz dance, hip hop, sapateado, interpretação, canto, além de workshops de coreografia, maquiagem para palco e história do teatro musical. “Para mim é uma ação social pelo futuro de crianças e jovens que passam a se envolver com arte, cultura e educação. Para a Fernanda Chamma eu sei que vai além, e que também estamos ajudando a formar um núcleo artístico para o futuro. Mais do que isso, o projeto ocupa e emprega professores, coreógrafos, técnicos, costureiras, entre outros diversos profissionais nessa cadeia produtiva”, explica Tuta Bosco, que apoia o projeto por meio da empresa Brasil Oil.

Para Chamma, “Broadway Circus” celebra o trabalho de formação artística de novos talentos para o teatro musical, que já encaminhou diversos jovens para espetáculos profissionais e ações culturais. “O que fez o musical crescer no Brasil foi a qualidade dos espetáculos que começamos a receber. Essa qualidade esquentou o mercado e estimulou a classe, gerando oportunidades para cantores, atores, bailarinos, músicos e equipe técnica”, explica. Segundo ela, o país é celeiro de bons profissionais mas necessita de investimentos governamentais e de empresas privadas para formação e intercâmbio cultural. “O olhar da empresa nacional hoje é peça chave para conseguirmos realizar um projeto como o nosso, mas ainda é raro, principalmente sem o uso de Leis de Incentivo, como o apoio que temos da Brasil Oil”, complementa.

“Broadway  Circus” 

A equipe criativa do espetáculo “Broadway Circus” é liderada diretamente por Fernanda Chamma. Produtora, coreógrafa e diretora artística, Chamma é jurada atual do quadro Dança dos Famosos no programa Domingão do Faustão e coreógrafa de produções da Rede Globo, como o seriado em exibição “Sexo e as Negas” de Miguel Falabella. Entre suas participações mais recentes como coreógrafa estão as peças “Musical dos Musicais”, de Wolf Maya; ”Sitio do Pica Pau Amarelo – O Musical”, de Roberto Talma; “Hairspray”, “A Gaiola das Loucas” e “Alô Dolly”, de Miguel Falabella; “Aladdin - O musical”; “Palavra Cantada”; “Cocoricó - O Show”; “Looney Tunes”, em parceria com a Waner Bross, entre outras. Foi diretora residente do musical “A Família Addams” no Brasil/T4F e é atual co-diretora do musical na Argentina.
   
Para o espetáculo “Broadway Circus”, foram montadas releituras de trechos consagrados dos mais famosos musicais da Broadway situados em um espaço inusitado: o Circo. Em formato de pockets shows, a apresentação irá reunir no mesmo palco dança clássica, sapateado, jazz musical, canto e interpretação. A montagem, que será apresentada nos dias 22 e 23 de novembro, é marcada pela diversão, entrelaçada a momentos de emoção e efeitos cênicos. Ilusionismo, clown, malabaristas e tecido completam a cena circense. Uma banda ao vivo e o coral de 30 vozes acompanham o espetáculo da “trupe” do Estúdio Broadway. Tudo em uma grande lona instalada especialmente na Associação Atlética Paulinense com capacidade para receber 800 pessoas por dia. Fora do palco, o clima de circo permanece com barraquinhas tradicionais com algodão doce, refrigerantes, pipoca, cachorro quente e artistas circenses profissionais realizando exibições típicas na entrada.

Serviço
Brasil Oil apresenta “Broadway  Circus” 
Quando: 22 e 23 de novembro de 2014 (sábado e domingo)
Horário: 18h e 20h
Local: Associação Esportiva Paulinense (Av. Jose Paulino, 1945, Centro – Paulínia)
Entrada Franca.

Fonte: Eduardo Brandão (EBCom Comunicação)
Fotos: Divulgação 

Comentar