Paulínia atenderá mais de 1,8 mil crianças no recesso escolar de julho

Da Redação
07/07/2022 18:07:27
Paulínia atenderá mais de 1,8 mil crianças no recesso escolar de julho

Alunos da Creche da Lagoa estão entre os atendidos

Vigente desde 2012, TAC entre Prefeitura e Ministério Público de Paulínia prevê apenas atividades recreativas aplicadas por auxiliares ou monitores da educação infantil

O Correio levantou que 1821 crianças, de 0 a 5 anos, matriculadas na rede municipal de ensino infantil (creches e pré-escolas) de Paulínia serão atendidas durante o recesso escolar, de 11 a 22 deste mês, em seis polos definidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). São eles: EM “Felipe Macedo de Barros” (Jardim América), Creche Aquilina Granchi Piva (João Aranha), EM “Professora Maria Elisa Brega” (Jardim Flamboyant), EMEI “Carolina Rother Ferraz” (Santa Terezinha), EMEI “Angelino Pigatto” (João Aranha) e EM “Beatriz Fadin da Silva” (Bom Retiro).


EMEI "Angelino Pigatto", um dos polos

Destinado a alunos cujos pais trabalham e não têm com quem deixá-los no período de recesso, o atendimento excepcional - voltado exclusivamente para atividades lúdicas/recreativas e cuidados essenciais das crianças - é previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Paulínia (PMP) e o Ministério Público (MP) da cidade, em maio de 2012. “Fica estabelecido que neste período, em razão do não desenvolvimento de trabalho pedagógico curricular na unidade escolar, as crianças poderão ficar sob responsabilidade dos Auxiliares de Educação Infantil e/ou Monitores”, diz o TAC.

Desde então,  antes de cada recesso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) pesquisa quantas crianças vão precisar de atendimento no período, para escalar servidores e programar os serviços de transporte e merenda escolar necessários.  Este ano, por exemplo, serão atendidos 1083 alunos de creches da Prefeitura e 738 de unidades privadas conveniadas ao PROEB – Programa de Educação Básica. No total, o ensino infantil de Paulínia tem hoje 3666 matriculados, sendo 2.203 nas unidades próprias do município e 1463 nas conveniadas do PROEB.

Mizael Marcelly
Foto: Divulgação (Creche da Lagoa do João Aranha) e Correio Imagem

Comentar