Mudança no Regimento da Câmara limita acesso ao trabalho dos vereadores

Da Redação
15/10/2019 14:10:16
Mudança no Regimento da Câmara limita acesso ao trabalho dos vereadores

Segundo o parlamentar, alteração dará mais "modernidade e agilidade" às sessões

Leitura resumida das indicações parlamentares foi cortada das sessões, por iniciativa do vereador Fábio Valadão (PRTB); agora, só pela internet

A partir desta terça-feira (15), quando acontece a 19ª sessão da Câmara Municipal de Paulínia, não haverá mais a “leitura das ementas (resumos) das Indicações” que os vereadores apresentam, duas vezes por mês.  Indicação é a ferramenta utilizada pelo parlamentar para pedir ou propor ao Prefeito Municipal ações que visam melhorias para a população.

Os resumos eram lidos pelo assessor de imprensa e cerimonial do Legislativo, Felipe Luchete, com o propósito de informar à população o que cada vereador estava pedindo ou propondo para áreas como saúde, educação, segurança, transporte, moradia, entre outras. Agora, só será possível saber pesquisando no site da Câmara (veja abaixo).

O fim da leitura das ementas foi discutido e aprovado, por 11 votos, na sessão de 1º de outubro, quando o autor da proposta, Fábio Valadão (PRTB), justificou que a mudança tornará as sessões mais dinâmicas. “Essa modificação visa trazer também um pouquinho mais de modernidade nas sessões, e um pouco mais de agilidade também”, disse ele.  O parlamentar ressaltou ainda que, “nada impede dos colegas vereadores quererem pedir a leitura de alguma indicação, durante a primeira parte (da sessão)”. 

Como pesquisar Indicações pela internet

No site da Câmara Municipal de Paulínia, clique em “Sala do Cidadão”, depois “Consulte Pautas e Sessões”, e escolha a sessão desejada. Na página seguinte, clique em “Ementário” e veja números, resumos e autores das Indicações.  

Para acessar o conteúdo completo de uma determinada Indicação retorne à “Sala do Cidadão”, clique em “Consulte Proposituras”, selecione em "Documentos" a opção “Indicações”, informe o “número” e “ano” da propositura, e clique “Pesquisar”. Você pode baixar o arquivo, disponível nos formatos PDF ou Word. 

Foto: Reprodução/Sessão da Câmara

Comentar