Correio Paulinense

Paulínia, 28 de março de 2024
A Juíza Maria Raquel Campos Tilkian Neves acatou o pedido do promotor André Perche Lucke para cancelar o pregão; TCE também mandou suspender.

Última atualização em 13 de fevereiro de 2014

[imagem] A Justiça de Paulínia também decidiu pelo cancelamento do polêmico pregão presencial de R$ 17 milhões para realização de eventos da cidade. O pedido feito pelo promotor André Perche Luke foi acatado anteontem (11) pela juíza Maria Raquel Campos Pinto Tikian Neves. 

O MP suspeita que o edital foi elaborado de forma “direcionada”. Direcionamento em concorrências públicas ocorre quando a empresa vencedora é previamente escolhida pela administração municipal, estadual ou federal, o que caracteriza fraude em licitação levando o gestor à responder por improbidade administrativa.  Além disso, o Ministério Público questiona também o fato de não constar no edital a programação para utilização dos serviços. 
Na sentença, a juíza de Paulínia ressalta que o edital não menciona os eventos a serem realizados pela empresa vencedora. “(…) sequer indica quantos seriam ao longo do ano, de qual tipo, quais as datas ou a periodicidade (…)”, sustentou a magistrada. Para ela, sem um calendário seria impossível as empresas concorrentes garantirem a viabilidade da prestação dos serviços.
Para o promotor Lucke as suspeitas de direcionamento são reforçadas em vários pontos do edital. “Ao esmiuçar e pormenorizar todos os equipamentos necessários, com tamanhos, modelos, cores, preferências e quantidade […] parece claro que a Municipalidade restringe de modo alarmante o universo de empresas que possam se interessar e se habilitar no certame”, aponta ele.
A decisão da Justiça de Paulínia também proibiu a administração Edson Moura Junior (PMDB) de realizar qualquer licitação relacionada ao edital impugnado até a decisão final da ação principal. Caso o prefeito descumpra a ordem judicial o município pagará multa diária de R$ 200 mil. Na mesma terça-feira (11) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também suspendeu a realização do Pregão Presencial 07/2014, por suspeitas de irregularidades (leia matéria).
Até o presente momento, a administração da cidade apenas informou a suspensão da concorrência, que, segundo ela, deverá ocorrer em nova data.  
Foto: Lucas Rodrigues/CP Imagem

<imagem1>efa1d1b45d66ddcca01a69a62e2e4f5c.jpg</imagem1>

<imagem2></imagem2>

<imagem3></imagem3>

<imagem4></imagem4>

<imagem5></imagem5>

<video1></video1>

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rolar para cima