POR LEI, SÓ TEM MAIS 14 BOLSAS DE ESTUDO; Ainda não existe nenhuma LEGALIDADE ATESTADA; Ecaaaaaa, para ataque pessoal à PRIMEIRA-DAMA; Ramalho,...

Da Redação
17/07/2017 22:07:22
POR LEI, SÓ TEM MAIS 14 BOLSAS DE ESTUDO; Ainda não existe nenhuma LEGALIDADE ATESTADA; Ecaaaaaa, para ataque pessoal à PRIMEIRA-DAMA; Ramalho, FICA!

Tatiana Castro e Luciano Ramalho: primeira-dama e secretário de Educação de Paulínia City

Boaaaaaaaaaaaaa nooooooooooooooooite, meus amooooooooooores!!! E, a polêmica da vez envolve a divulgação da lista dos Bolsistas 2017, revelados há 20 dias, no Teatro Municipal “Paulo Gracindo”. O assunto está bombando nas redes sociais, e o secretário de Educação, Luciano Ramalho, abraçou o debate, no grupo “Muda Paulínia”. “O processo ainda não foi finalizado, ainda estamos fazendo as últimas chamadas das listas de espera, estamos contemplando o máximo de solicitações possíveis”, escreveu Ramalho, e garantiu: “Não tenha dúvidas que assim que for finalizado será amplamente divulgado”. 

Bem, é o seguinte. Pesquisei, pesquisei, pesquisei e não achei nenhuma lista de contemplados, em anos anteriores, publicada no Semanário Oficial do Município. Lista com os nomes dos bolsistas e seus respectivos percentuais, não. Se alguma já foi publicada, não encontrei  e tenho quase certeza que nunca foi.  Agora, claro que, nada impede a administração Dixon (PP) de inovar, publicando a lista dos beneficiados deste ano, já que envolve milhões públicos.  

Sabemos que, após a cerimônia oficial de entrega das bolsas, muitos que não foram contemplados e outros que foram, mas não com o percentual desejado e necessário, recorrem à Comissão da Bolsa Educação, na tentativa de conseguir ou aumentar o benefício. Por isso, o processo todo, como disse Ramalho, leva um tempo para ser finalizado. Então, se a administração pepista decidir praticar, neste caso, a transparência, ainda é cedo para cobrar tal divulgação.

Agora, me chamou a atenção a tal “lista de espera”, citada por Ramalho, no “Muda”. Primeiro, alguns números. Em novembro passado, a então administração Pavan (PSDB) divulgou 1.935 interessados na  bolsa de estudo, durante 40 dias de cadastramento. Em abril deste ano, a administração Dixon (PP), informou cerca de 1.400 inscritos, dos quais 986 entregaram a documentação completa. Dia 27 do mês passado, foram entregues 736 bolsas, entre parciais e integrais. Subtraindo os 736 contemplados dos 986 que entregaram os documentos, segundo o governo pepista, sobraram 250 candidatos ao benefício. Seriam esses que formam a tal “lista de espera”?

Vamos lá. Pela Lei da Bolsa (3.077/2010) a Prefeitura pode conceder, anualmente, um total de 750. “Ensino Superior - Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: 700 (setecentas) bolsas anuais, sendo 210 (duzentas e dez) bolsas parciais (130 bolsas de 65% e 80 bolsas de 35%) e 490 (quatrocentos e noventa) bolsas integrais; Ensino Médio - Técnico: 50 (cinquenta) bolsas anuais no valor integral da mensalidade” (Artigo 7º, I e II). 

Pois bem. Até o presente momento, a Lei da Bolsa, no que se refere à quantidade (750) a ser concedida anualmente, permanece inalterada. Isso significa que, se já concedeu 736, a Prefeitura só tem apenas 14 (quatorze) bolsas para atender a “lista de espera”. Pode ser que tenha uma desistência aqui, outra acolá, mas mesmo assim, a disponibilidade não deve fugir muito disso. Acho oportuno frisar isso, pois, muita gente está na expectativa de ainda conseguir o benefício, achando que se a Prefeitura quiser distribuir MIL BOLSAS, ela pode. Sem um projeto de lei, alterando a legislação atual, devidamente aprovado pela Câmara, não pode. (Repito) E essa alteração, não foi feita.

Ainda na Educação. Um passarinho beeeeeeem dixista garante que Luciano Ramalho não deixa a pasta, como andam dizendo por aí. Considerado um dos mais queridos, entre os secretários pepistas, Ramalho tem enfrentado os problemas do setor com muita determinação, conseguindo melhorar uma coisa aqui, outra ali. Sinceramente, sem as “amarras” do poder público, a gestão de Ramalho na Educação Municipal já teria avançado e muito. Maaaaaaaas, com um chefe de gabinete centralizador, uma primeira-dama intrometida, e um prefeito sem o devido pulso que o cargo exige fica difícil para qualquer Ramalho. Então, o jeito, é ir fazendo o que pode.

O quiproquó da merenda escolar, agora, será apurado pela Justiça. Aliás, sobre isso, nada a ver publicar “RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO” como “ATESTADO DE LEGALIDADE” do contrato emergencial da merenda. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É feio querer fazer a população de trouxa, mais do que já fazem. É lógico que a administração tem pressa em provar que não superfaturou nada, que o contrato foi legal, mas não pode e nem deve fazer isso mentindo. Ainda não há nenhuma decisão, seja do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ou da Justiça Comum, favorável ou contra, à contratação da RC Nutry. Portanto, que aguardem as apurações dos fatos e, como diz o secretário Ramalho: “que a verdade supere a boçalidade”. Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

Embora não possa compartilhar com vocês o teor da conversa, pois não estive lá como jornalista, deixei o Instituto Pauliprev, sexta-feira (14), impressionado com o presidente José de Freitas Guimarães. Além de ouvir, aprendi muito com ele, um cara (respeitosamente) muito sensato, coerente e super consciente de sua responsabilidade, no comando da previdência municipal. Uma coisa, posso afirmar: esse, ninguém desvirtua. “Obrigado, doutor, pela lição”.

Tudo bem criticar o péssimo governo que Dixon (PP) vem fazendo, é um direito legítimo, uma obrigação de todos nós. Agora, atacar a vida pessoal da primeira-dama Tatiana Castro, ou de quem quer que seja, com insinuações maldosas, como a que fizeram com ela e João Avelar, é muito “rodapé”, inaceitável. As discussões jamais podem ultrapassar as fronteiras da política. Brega ou chique, chata ou agradável, intrometida ou não, a primeira-dama deve ser respeitada como mulher, mãe e esposa. Ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de invadir sua privacidade conjugal, com maledicências. #VIDAPESSOALNÃOINTERESSA! Ecaaaaaaaaa, para esse tipo de coisa. Pronto, falei!!!

Por hoje, é só. Uma semana recheada de MARAVILHAS DIVINAS E MUITA PROTEÇÃO. Fiquem todos NA PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Beeeeeeeeeeeijos e abraaaaaaaaaaaaaaaços!!! Au revoir!!!

Fotos: Facebook/Reprodução

Comentar