Tiguila (PPS) inclui construção de ginásio no Bom Retiro, academias ao ar livre, cursos de capacitação...

Da Redação
11/06/2016 19:00:00
Tiguila (PPS) inclui construção de ginásio no Bom Retiro, academias ao ar livre, cursos de capacitação profissional, entre outras ações, na LDO 2017

CÂMARA Tiguila (PPS) inclui construção de ginásio no Bom Retiro, academias ao ar livre, cursos de capacitação profissional, entre outras ações, na LDO 2017

[imagem] O vereador apresentou sete propostas de Emendas ao PL 17/16, que serão analisadas por Edilsinho (PSDB), Valadão (PRTB) e Doutor João Mota (PV), da Comissão de Justiça e Redação

O vereador e segundo-secretário da Câmara de Paulínia, Tiguila Paes (PPS), apresentou um conjunto de sete Emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tramita na Casa de Leis. A LDO estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Municipal e orientará a elaboração do Orçamento Municipal para o próximo ano.


As Emendas Modificativas do vereador na LDO comtemplam os setores de esporte, saneamento básico, promoção social, capacitação profissional, cultura e segurança, com programas, até então, não inseridos na lei. Na área esportiva, Tiguila (PPS) incluiu a construção de um ginásio poliesportivo no Bom Retiro, um dos grandes e antigos anseios da população daquele bairro e adjacências. 

Em junho de 2014, a maioria da base do então governo Edson Moura Junior (PMDB), na Câmara Municipal,  derrubou uma Emenda da ex-vereadora Simeia Zanon (PROS), Angela Duarte (PRTB) e Fábio Valadão (PRTB), ao Projeto de Lei 16/2014, que garantia a construção do ginásio no Bom Retiro pela empresa Copersucar, beneficiada por uso gratuito de subsolo público para construção de um duto. Da então base mourista, o único que votou a favor do poliesportivo no Bom Retiro foi o vereador Tiguila Paes (PPS).

Além do ginásio no Bom Retiro, Tiguila (PPS) insere na LDO para o próximo ano a instalação de academias ao ar livre nos seguintes bairros: São José, João Aranha, Jardim Calegaris, Jardim Leonor, Residencial Pazetti, Alto de Pinheiros, Jardim Ouro Negro, Jardim Planalto, Edith C. Fávero (Morro Alto), Vila Bressani, José Paulino Nogueira, Jardim Primavera, Jardim Monte Alegre (I, II, III, IV e V), Jardim Flamboyant (Nosso Teto), Parque da Represa, Santa Terezinha, Betel, Cooperlotes, Bom Retiro, Jardim Itapoan, e Jardim Europa. 

No programa de promoção industrial e comercial do município, o vereador incluiu a criação de cursos de capacitação profissional, visando ampliar o número de mão de obra qualificada na cidade e assim diminuir o desemprego local.  Na promoção social, Tiguila (PPS) acrescenta o fornecimento de cestas básicas para pessoas carentes não contempladas pelo programa Renda Alimentação, mas que precisam de um auxílio público emergencial.

Aulas de música, dança, teatro e festivais musicais nos bairros da cidade integram a proposta da Emenda Modificativa do vereador ao programa de desenvolvimento cultural de Paulínia para 2017. Na área de Segurança, Tiguila (PPS) propõe o tão aguardado programa de monitoramento por câmeras inteligentes, para diminuir os índices de criminalidade no município, que já chegou a ser anunciado pelo ex-prefeito Edson Moura Junior e também o atual José Pavan Junior (PSDB), mas que nunca saiu do papel. Por fim, no setor de infraestrutura urbana o vereador pede a ampliação das redes coletoras de esgotos dos bairros Patropi, Parque da Represa, Bela Vista e Recanto dos Pássaros. 

O conjunto de Emendas à LDO, proposto por Tiguila Paes (PPS), já recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Câmara e, agora, aguarda manifestação da Comissão de Justiça e Redação (CJR), formada pelos vereadores Edilsinho Rodrigues (PSDB), João Carlos Mota, o Doutor João Mota (PV), e Fábio Valadão (PRTB).

Foto: Correio Imagem/Arquivo 

Comentar