Carreta para exames de mama e próstata, ao lado do HMP, poderá ficar mais tempo na cidade; a vinda de uma unidade móvel foi...

Da Redação
19/01/2016 14:28:00
Carreta para exames de mama e próstata, ao lado do HMP, poderá ficar mais tempo na cidade; a vinda de uma unidade móvel foi sugerida por vereador

[imagem] Sugestão ao prefeito José Pavan Junior (PSB) foi feita por Tiguila Paes (PRTB), em setembro do ano passado


No último dia 11, o prefeito José Pavan Junior (PSB) e o Secretário de Saúde de Paulínia, Ricardo Carajeleascow, abriram as portas da unidade móvel de saúde que está realizando cerca de 50 exames de mama e próstata, por dia, ao lado do Hospital Municipal (HMP). 

Segundo a assessoria de imprensa municipal, a Secretaria de Saúde estima realizar três mil exames, entre mamografias e ultrassonografias de próstata, de janeiro a fevereiro, entretanto, o prazo de permanência da carreta, equipada com tecnologia de ponta, poderá ser prolongado.

Ainda de acordo com a assessoria, todos os exames são agendados na Central de Vagas do município, mas, uma equipe da Secretaria de Saúde, no local, orienta as pessoas que estão procurando os serviços sem agendamento. Além disso, os mesmos exames continuam sendo realizados também pelo HMP.

“Esta ação é mais uma resposta do nosso compromisso com a população. Tenho feito e continuarei fazendo o possível e impossível para dar uma saúde de qualidade aos paulinenses”, comentou Pavan (PSB), durante a abertura das atividades da carreta. 

Parceria
A vinda da carreta para Paulínia é fruto de uma parceria do Município com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte. “A parceria contribuirá para acelerar a realização de exames que estavam represados, quando o prefeito José Pavan Júnior assumiu em fevereiro", afirmou o secretário Carajeleascow.

De acordo o titular da Saúde, ao longo de 2015 a Prefeitura tomou várias medidas para zerar uma fila de14 mil exames de outras especialidades médicas. “Agora é vez das mamografias e das ultrassonografias de próstata e vias urinárias”, finalizou.

Indicação
Em setembro do ano passado, o vereador Tiguila Paes (PRTB) solicitou ao prefeito José Pavan Junior (PSB) a inclusão do município no programa estadual “Mulheres do Peito”, que rastreia ativamente o câncer de mama e do colo do útero.

“Além da mamografia, a carreta em funcionamento na cidade está rastreando também o câncer de próstata, oferecendo com maior rapidez o diagnóstico dessas doenças, que tanto matam no país e no mundo”, comentou o vereador.

Foto: PMP/Divulgação

Comentar