Palestra de urologista sobre o câncer de próstata abre “Novembro Azul” em Paulínia

Da Redação
04/11/2015 11:40:00
Palestra de urologista sobre o câncer de próstata abre “Novembro Azul” em Paulínia

[imagem] A Secretaria de Saúde de Paulínia preparou um extenso calendário para a campanha “Novembro Azul” 2015, aberta na manhã desta quarta-feira (4), na sala de imprensa da prefeitura da cidade, com palestra do urologista João Carlos Alonso, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, mestre pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e coordenador do Serviço da Saúde do Homem de Paulínia.

 
“Neste mês, o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. E em Paulínia não seria diferente, pois campanha como esta, é de suma importância para conscientização e quebra de preconceito na prevenção da doença. Nós, homens, temos que ter consciência que a prevenção é um dos caminhos para termos uma vida longa e saudável”, comentou o prefeito José Pavan Junior (PSB).
 
Na próxima segunda-feira, dia 09, será a vez do urologista Fabiano André Simões, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e doutor pela Universidade de São Paulo – USP, receber a população para um bate-papo sobre a doença e a importância da prevenção, no Plenário da Câmara Municipal de Paulínia (Rua Carlos Pazetti, 290 – Jardim Vista Alegre).
 
No dia 25, a sensibilização do câncer de próstata e hiperplasia prostática serão temas do debate do médico João Carlos Alonso com profissionais da saúde municipal, também na sala de imprensa do Paço Municipal. 

A “Novembro Azul” será encerrada, dia 28, com uma caminhada, saindo da Praça do Hospital Municipal Vereador “Antônio Navarro”, às 08h00, rumo ao Parque “Zeca Malavazzi”.
 
Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, distribuirá adesivos com o símbolo da “Novembro Azul” e folhetos explicativos sobre o câncer de próstata em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospital Municipal de Paulínia - HMP.
 
“Novembro Azul”
Trata-se de uma campanha de conscientização, realizada no mês de novembro, por diversas entidades, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.
 
Foto: Ilustração/Internet

Comentar