Segundo a Secretaria de Saúde, 49 criadouros do mosquito foram destruídos em quatro bairros, já visitados pela equipe de combate...

Da Redação
23/04/2015 13:08:00
Segundo a Secretaria de Saúde, 49 criadouros do mosquito foram destruídos em quatro bairros, já visitados pela equipe de combate ao Aedes aegypti

[imagem] Os moradores do bairro São José recebem sábado próximo, dia 25, o Mutirão de Combate à Dengue 2015, onde a Secretaria de Saúde, por meio o Departamento da Vigilância em Saúde (Devisa), realizará novas ações de campo no local.


A equipe será composta pelos funcionários da Corpus, que atuam diariamente no controle do vetor, além de 40 funcionários de diversas secretarias da Prefeitura Municipal que receberam treinamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

As ações incluem: pesquisa e coleta de larvas, identificação e desarme de criadouros, busca ativa de doentes e educação no combate ao mosquito transmissor da Dengue. O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Conforme o diretor do Devisa, Hernany Henrique Garcia Justino, é muito importante a colaboração de todos os moradores, permitindo que suas casas sejam vistoriadas e seguindo as recomendações dadas pela equipe. “O controle dos criadouros requer medidas simples, de fácil aplicação e que devem ser executadas periodicamente. Somente com a participação de toda a sociedade, conseguiremos combater o mosquito Aedes aegypti”, explica Justino.

BAIRROS VISITADOS

Os bairros Bom Retiro, Cooperlotes, Presidente Médici e Vila Bressani já foram fiscalizados pelo Mutirão de Combate à Dengue, que cobriu 87 quarteirões. No total, foram visitados 3.062 imóveis e identificados e destruídos 49 criadouros com coleta de larvas.
 
CUIDADOS IMPORTANTES

- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia
Foto: Reprodução/Portal de Paulínia

Comentar